Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Doutores Coloridos

É impressionante a reação de crianças e adultos quando eles aparecem. Sorrisos, olhos atentos, expectativas...em suma, um clima de alegria se instaura num ambiente que muitas vezes é cheio de tensões, como é o ambiente hospitalar.

O projeto começou em maio de 2009 a partir do desejo de João Gonçalves e seu colega Edinilson Aparecido, respectivamente Tim Tim e Pipoca. De forma voluntária, a dupla faz as visitas duas vezes por semana e entram em todas as clínicas, especialmente onde estão as crianças. João já fazia trabalhos em escolas e asilos como ator e contador de histórias e fez um curso especialmente voltado para atuação em hospitais: “Levar a alegria ao hospital é um trabalho muito delicado, precisa de conhecimento, observação e improviso, respeitando a privacidade e a situação de cada paciente”, concluiu.

Edinilson descobriu seu ‘dom’ como palhaço quando teve câncer e passou por um tratamento no Hospital São Francisco. “Foi aí que nasceu o ‘Pipoca’; descobri que posso contribuir alegrando as pessoas que passam por situações difíceis pelas quais eu já vivenciei”, contou.

A dupla tem a supervisão da psicóloga Tais Moreti, coordenadora de Psicologia do Hospital São Francisco que, aliás, já atuou como clown no projeto Mandacarinho.

NOTÍCIAS e Artigos