Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - DIA MUNDIAL DO RIM

Celebrado anualmente toda segunda 5ª feira de março, o DIA MUNDIAL DO RIM é uma campanha dedicada a promover atenção às doenças renais, que afetam cerca de 10% da população adulta, no mundo todo. A campanha iniciou-se em 2006, e comemora dez anos de sucessos em 2015.

Em Jacareí estão programadas as seguintes atividades:

Dia 12 de março, das 9h às 16h: Mobilização no Pátio dos Trilhos com distribuição de folhetos e verificação de pressão arterial. Presença da banda musical da Guarda Municipal e dos Doutores Coloridos;

- Dia 12 de março, das 9h às 16h: Mobilização nas UBSs para verificação de pressão;

- Dia 11 de março às 10h: Colocação técnica sobre o serviço na Câmara Municipal de Jacareí pelo Dr. Paulo Luconi, médico responsável pelo Centro de Nefrologia do Hospital São Francisco.

Os objetivos principais das atividades são disseminar informação sobre prevenção de doenças renais crônicas para os munícipes de Jacareí e encaminhar possíveis pacientes para realização de exames e tratamento o mais rápido possível.

Centro de Nefrologia do Hospital São Francisco de Assis

Atualmente o Hospital São Francisco de Assis conta com serviço de Nefrologia dos mais completos e modernos do Vale do Paraíba, oferecendo consultas ambulatoriais, hemodiálise, diálise peritoneal, e preparo pré transplante renal para o SUS e os mais diversos convênios. A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista e assistente social, todos com larga e notória experiência no atendimento ao paciente com problemas renais.

Estrutura:
- quantas máquinas: 20
- atendimentos/ano: 13.924 sessões em 2014
- dias e horários de atendimento: de 2ª a sábado, em 3 turnos: 6h30 às 11h30; 12h30 às 16h30; 17h30 às 20h30.

Doença Renal Crônica (DRC) é a perda progressiva da função dos rins num período de meses a anos. Entre 8-10% da população adulta tem alguma forma de dano renal, e a cada ano milhões morrem prematuramente por complicações da DRC.

Entre 1990 e 2012, houve aumento de 82% na população afetada pela DRC. A DRC pode se desenvolver em qualquer idade e várias condições podem ser a causa. Em alguns países, doença renal pode ser uma das maiores causas de morte. Doença renal é comum, indolor e muitas vezes tratável. Cerca de 600 milhões de pessoas estão perdendo cuidado especializado por falta de conhecimento sobre os cuidados renais, em todo o mundo. Doenças renais são "assassinos silenciosos", e afetam muito a sua qualidade de vida. Entretanto, existem várias formas fáceis de reduzir o risco de doenças renais:

8 Regras de Ouro:
1. Mantenha-se ativo, com exercícios regulares;
2. Mantenha controle regular de seus níveis de glicose no sangue;
3. Monitore sua pressão arterial;
4. Se alimente de forma saudável e mantenha seu peso sob controle;
5. Consuma líquidos de forma saudável;
6. Não fume;
7. Não tome remédios sem prescrição médica;
8. Avalie periodicamente a sua função renal se possuir um ou mais dos fatores de risco seguintes:
- diabetes;
- hipertensão arterial;
- obesidade;
- parentes com problemas renais;
- história pessoal de problemas renais.


Fonte: tradução livre do press release oficial da International Society of Nephrology. 

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos