Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - INÍCIO DAS OBRAS DA RADIOTERAPIA NO HSFA

O Hospital São Francisco iniciou a obra de construção de um setor dedicado à Radioterapia, com recursos do Ministério da Saúde. O HSFA foi escolhido entre cerca de 80 instituições do Brasil.

A cerimônia de apresentação do projeto aconteceu no dia 18 de julho e contou com a presença do prefeito Izaias Santana, da secretária de Saúde Rosana Gravena, de Leonardo Vianna representando o Ministério da Saúde, do vice-presidente da Associação Casa Fonte da Vida, Pedro Guimarães, além dos representantes do HSFA, das empresas responsáveis pela construção e pela instalação do acelerador linear.

A previsão é de que o novo setor comece a operar em agosto de 2019, sendo dez meses para construção do espaço e dois meses para aquisição do maquinário e treinamento dos funcionários.

Pedro Guimarães disse que “essa é uma experiência muito positiva para a instituição. É um momento de tornar o hospital ainda mais de referência em oncologia para nossa população”.

A ação visa oferecer um atendimento mais próximo para as cidades da região, fortalecendo assim a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer, instituída pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, explicou que essa obra facilitará na condução do tratamento do paciente. “Essa novidade é um alívio, pois possibilita que nosso sistema de saúde continue o tratamento do paciente. Atualmente, com o envio do mesmo para outras cidades, acabamos perdendo parte importante da recuperação”.

No Hospital, o setor de Oncologia existe desde 1990 e foi ampliado em 2005 (parte ambulatorial). É considerado Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON sem Radioterapia) desde março de 2009 e, agora com a Radioterapia, será encaminhada a habilitação para CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia).

Em 2017, o setor de oncologia do Hospital São Francisco realizou 1.276 internações, 10.894 consultas e 8.996 sessões de quimioterapia. Destes, 80% são atendimentos para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Plano de Expansão da Radioterapia: Segundo o Ministério da Saúde, o Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (Sistema Único de Saúde) tem por objetivo reduzir a defasagem assistencial e atender demandas regionais de assistência oncológica e demandas tecnológicas do SUS.

 

 

Futuras instalações da Radioterapia

Área onde será construído o setor de radioterapia do Hospital São Francisco

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos