Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - AGOSTO DOURADO: AMAMENTACAO É A BASE DA VIDA

Na próxima quarta-feira (1º/8) tem início a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018, que segue até 8 de agosto.

Há 26 anos, 150 países participam do movimento, que tem o objetivo de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida.

O leite materno é hoje a maior e principal arma que nós, como sociedade, podemos tomar para combater a mortalidade infantil até o primeiro ano de vida. O aleitamento materno, comprovadamente, reduz o número e a gravidade das infecções que podem acometer as crianças durante o primeiro ano de vida; além de ser fator fundamental na prevenção de doenças como o diabetes tipo II, dislipidemias e até alguns tipos de câncer no adolescente e no adulto jovem; sem falar na obesidade e sobre peso que hoje assola a sociedade de maneira geral.

“Em tempos em que se fala tanto em alimento de verdade, estilo de com hábitos alimentares saudáveis, temos no leite materno aquele que ocupa o primeiro lugar como o melhor alimento, é completo por si só, prepara o trato digestivo da criança para receber outros alimentos, prepara o paladar da criança para ser apresentado às mudanças alimentares que decorrerão de seu crescimento e amadurecimento, auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor global, e é fundamental no desenvolvimento adequado do sistema imunológico do corpo do bebê”, destaca a Dra. Cinthia Specian, neuropediatra e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São Francisco. E ainda cabe relembrar que ele não representa custo adicional para aquisição de alimentação da criança durante toda o primeiro semestre de vida, quando idealmente, deve ser utilizado de forma exclusiva, dispensando a utilização de água, chás ou outros alimentos.

O tema da semana mundial desse ano é “Amamentação é a base da vida” e o objetivo é trazer à memória a importância fundamental dessa prática na saúde das crianças, lembrando que esses benefícios que se propagarão para o futuro são fundamentais para uma sociedade mais saudável desde o seu início, e de forma impactante na redução da mortalidade infantil.

 

AGOSTO DOURADO: Programação do Hospital São Francisco

O HSFA tem o título de “Hospital Amigo da Criança” desde 2002, dado pela UNICEF, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde às instituições que incentivam efetivamente o aleitamento materno exclusivo.

 

Para o mês de agosto, estão previstas as seguintes atividades:

- Treinamentos com o profissional técnico para reciclagem de conteúdos;

- Exposição de fotos nos corredores;

- Publicação de depoimentos de mães que estão amamentando;

- Cada dia do mês será publicado no facebook do hospital, o “Alfabeto da Amamentação”, uma dica para cada letra do alfabeto.

 

Destaque para o Ambulatório de Amamentação, que funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 11h no CEAMI (Centro de Atendimento Materno-Infantil); ligue para agendar: 3954-2415. E o Disk-Amamentação: 3954-2434 que funciona 24h por dia.

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos