Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - Dia Mundial do Rim 2019

No dia 14 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim. Nessa campanha, busca-se a conscientização para o cuidado e prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), condição onde há perda precoce, silenciosa e progressiva da função renal, podendo culminar na falência renal e necessidade de Diálise ou Transplante Renal. Estima-se que 10% da população mundial apresente algum grau de DRC, afetando cerca de 50% da população acima de 75 anos. Suas principais causas são diabetes mellitus e hipertensão arterial, além de nefrites e outras doenças renais. A DRC não é curável, porém ao ser detectada precocemente, as chances de preservação da função renal aumentam consideravelmente. Além disso, a DRC agrava outras condições que o paciente eventualmente possua, em especial doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame. Além dos custos pessoais que a DRC impõe ao afetado, ela também pode custar muito caro aos sistemas de saúde se não houver uma prevenção adequada. Nos EUA, estima-se que cerca de 7% dos gastos totais em seguro saúde sejam destinados aos cuidados em DRC. 


Reconhecendo a importância da DRC, o Hospital São Francisco de Assis tornou-se referência em cuidados de Nefrologia para Jacareí e região. Em 2018 foram mais de 4 mil atendimentos ambulatoriais em nefrologia, mais de 3500 consultas para pacientes SUS. Atende mais de 170 pacientes em hemodiálise e possui um dos maiores serviços de diálise peritoneal da região. Os indicadores de mortalidade e internação estão bastante abaixo da média nacional, comparáveis aos números encontrados em serviços europeus. Dessa forma, aliamos os cuidados de saúde, visando maior bem estar do paciente, com melhor uso dos recursos de saúde, evitando a progressão da DRC para terapias de alto custo monetário e de qualidade de vida para toda Jacareí e região.


Estamos focados não somente em atender com a mais alta tecnologia da região aos afetados pela DRC como temos o objetivo de funcionar como serviço preventivo, para que menos pessoas sofram com esta doença.

 

Nossos médicos nefrologistas são:

Dr. Paulo Sérgio Luconi

  • Chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Bandeirantes - São Paulo - SP
  • Diretor do Setor de Nefrologia do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos - SP
  • Médico Assistente da Escola Paulista de Medicina - Hospital São Paulo - UNIFESP
  • Ex-Presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Diálise e Transplante - ABCDT
  • Diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital São Francisco de Assis - Jacareí - SP 

Dr. Bruno Roberto Brasil Machado

  • Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Residência em Clinica Médica pela Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Residência em Nefrologia pela EPM-UNIFESP
  • Título de Especialista em Nefrologia pela SBN
  • Coordenador Médico do Serviço de Nefrologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba

 

 

Dia Mundial do Rim 2019

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos