Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - Abril Marrom

Em Abril deste ano o CBO, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, lançou a campanha do Abril Marrom, na tentativa de melhorar os índices de prevenção da Cegueira no nosso País.

Atualmente temos no Brasil mais de 6 milhões de deficientes visuais e mais de 1 milhão de pessoas legalmente portadoras de Cegueira.  Ao mesmo tempo, avaliando as principais causas de cegueira no mundo, a OMS estima que em torno de 70% delas podem ser tratadas ou mesmo prevenidas.

Baseado nesses dados estatísticos, estima-se que pelo menos 700 mil Brasileiros poderiam enxergar se tivessem recebido a tempo atendimento e tratamento oftalmológicos adequados.

Nesse ano a campanha está voltada para o GLAUCOMA, doença que pode ser de herança genética, nesse caso acometendo bebês desde o nascimento, ou também adquirida ao longo da vida, sem causas aparentes. Nesse último caso, aparece normalmente em torno da quinta, sexta e sétima décadas de vida, de forma insidiosa.

Mas assim como o glaucoma, muitas outras doenças oculares são silenciosas, não dando sintomas para que o paciente seja despertado para procurar o médico. É de suma importância que as pessoas façam exames oftalmológicos de rotina, no mínimo anualmente, para que não se perca a chance de diagnosticar e tratar a tempo doenças que podem comprometer de forma tão importante a vida das pessoas pelo impacto que é perder um dos bens mais preciosos, a visão. 

 

Confira o Mutirão do Abril Marrom que aconteceu no HSFA, clique aqui!

Abril Marrom

Dra Tânia Franco Fernandes
Médica Oftalmologista Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
CRM 144130

 


       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos