Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - PREVINA-SE CONTRA O SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Podendo evoluir com complicações, como a otite média, broncopneumonia, diarreia, encefalite, trabalho de parto prematuro, baixo peso ao nascer e até óbito.

A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções
expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar e que
permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados
como escolas, creches, clínicas, meios de transporte etc, devendo esses locais serem evitados.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, devendo todos os indivíduos comprovarem duas doses da vacina, aplicadas após um ano de idade.

Lembramos que os profissionais de saúde, por terem maior exposição, devem fazer a revisão vacinal o quanto antes. Esses profissionais não se limitam a médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, mas também a técnicos, voluntários, estagiários, funcionários administrativos e funcionários de
serviços ambientais.

Se você apresentar febre, manchas avermelhadas na pele e tosse, dirija-se à unidade de saúde para diagnóstico e coleta de exames. Para os casos suspeitos que não necessitarem de internação, é importante permanecer em casa, sem contato com outras pessoas até quatro dias após o aparecimento das manchas na pele, ingerir bastante líquidos, fazer uso dos medicamentos sintomáticos prescritos pelo médico e retornar aos serviço de saúde caso piore.

SCIH - Serviço de Controle de Infeccção Hospitalar  | HSFA

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos