Notícias - Como anda a sua saúde?

Olá, sou o Dr. Bruno Monteze, cirurgião pertencente ao corpo clínico do Hospital São Francisco de Assis. Atuo nas áreas de cirurgia geral e oncológica.

Todos os dias me deparo com muitos pacientes desinformados, que fizeram escolhas ruins durante a sua vida e chegam para nós com patologias cirúrgicas complicadas, algumas das vezes, já em estágios adiantados. Então, analisando caso a caso, temos a oportunidade de ajudar com uma cirurgia curativa, ou confortar os mesmos e seus familiares nos casos avançados.

Quando ingressei na medicina não esperava um futuro onde lidássemos apenas com as doenças, com a parte mais triste. Sim, nós médicos fomos preparados para lidar com a morte, trabalhando lado a lado, todos os dias. Mas por que não poderíamos lidar com a saúde, contemplar a vida?

Nesse ponto, te convido a conhecer, junto comigo, mais sobre a medicina integrativa. Uma medicina que está renascendo, na qual buscamos a promoção da saúde ao invés dos tratamentos das doenças. Uma medicina que busca o equilíbrio nas esferas da vida – social, física, emocional e espiritual.

Procuramos trazer, primeiramente, informação para os pacientes. Muitos adoecem todos os dias por escolhas ruins, mas pior do que isso, por não saber quais escolhas deveriam ter sido tomadas. Segundo, dando autonomia e responsabilidade pelas suas vidas. Os pacientes são os atores principais de suas vidas e não nós, médicos.

Você deve conhecer alguns médicos com a saúde prejudicada, sobrecarregados de trabalho e plantões. Acha justo que essas pessoas decidam o futuro da sua vida?

Possua as informações certas e seja o protagonista da sua vida.

  1. Comece sempre pela sua alimentação, como diria Hipócrates, o pai da medicina, “o seu remédio é o seu alimento”. Alimente seu corpo com bons nutrientes, com comida de verdade, fuja dos processados, industrializados, embutidos, conservantes. Quando você faz boas escolhas, mais nutrientes, de mais disposição e mais energia seu corpo vai dispor.
  2. Seu corpo é seu templo, devemos cuidar dele. Exercícios são necessários para que você tenha músculos, para que você envelheça com saúde, tenha mobilidade, equilíbrio, ossos fortes. Isso traduz segurança e qualidade de vida para o seu futuro. Como vemos a expectativa de vida aumentando cada vez mais, e ao mesmo tempo muitas pessoas dependentes de familiares, cuidadores e sem aproveitar a terceira idade.
  3. Conviva com a natureza. Tome sol, pise no chão descalço, troque energia com a natureza. Caminhamos juntos durante nosso processo de evolução. Respeite o ritmo biológico do seu organismo, se estimule durante o dia, respeite a noite e a necessidade de descanso do seu corpo.  Estamos cada vez mais distantes do natural, vivendo sobre luzes artificiais e muita tecnologia. Pouco estímulo físico, muito estímulo tecnológico.
  4. Acalme sua mente. Aprenda a respirar com qualidade, controlar a respiração, controlar a mente. Meditação, técnicas de relaxamento, ou mesmo a sua fé religiosa. Tenha boas crenças, acredite num futuro melhor, faça sua parte, começando pela sua vida e suas escolhas. Valorize sua família, seus filhos. Esteja presente ao lado deles, se entregue. Viva um dia de cada vez, como se fosse o último.

Te convido a ver a vida com outros olhos. São só alguns exemplos de como podemos ter mais qualidade de vida e saúde com simples escolhas. Vencer o sedentarismo, prevenir doenças degenerativas, envelhecer com qualidade. Sabemos que a genética é responsável por menos de 10% das suas doenças futuras, mas suas escolhas no dia a dia podem corresponder em até 90% das suas patologias.

A medicina está evoluindo com muita rapidez e eficiência. Mas estamos deixando de sermos responsáveis por nossa vida e esperando que a cura venha com o desenvolvimento. Mas acredite em mim, você não terá tempo de ver essa evolução. Ainda vemos muitos casos tristes que poderiam ter boas evoluções se os pacientes tivessem buscado uma saúde mais equilibrada desde o início.

O grande interessado na sua qualidade de vida é você. Procure boas escolhas, procure envelhecer com qualidade, procure viver todos os dias da sua vida.

É isso que desejo para população geral.

Mais conhecimentos, mais saúde, mais vida para todos nós. Prevenção e boas escolhas serão sempre a chave do sucesso.

Te convido a conhecer o meu perfil no instagram @dr.monteze e juntos caminharmos para uma maior longevidade e uma melhor qualidade de vida.

Um abraço,

Dr. Bruno Monteze
CRM: 160179

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos