Notícias - Dia do rim

Vivendo bem com a doença renal 

O tema do Dia Mundial do Rim em 2021 é “Vivendo bem com a doença renal”. O objetivo é conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. 

Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos. A inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana é o foco principal desta campanha, tendo como objetivo final, o de viver bem com a doença renal. 

Esperamos que o Dia Mundial do Rim 2021 repita o grande sucesso dos anos anteriores, sucesso este que se reflete no número progressivamente maior de atividades, tendo o Brasil se destacado em ações em todo o mundo. Para isto, necessário o engajamento dos mais diversos profissionais de saúde, assim como de grande parte dos associados da Sociedade. 

Sobre a Doença Renal Crônica 

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. 

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos e por essa razão o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio  avançado e é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. 

Por isso, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, através de exames de baixo custo, como o exame de urina simples a verificação de creatinina no sangue. 

Reconhecendo a importância da DRC, o Hospital São Francisco de Assis tornou-se referência em cuidados de Nefrologia para Jacareí e região. Em 2018 foram mais de 4 mil atendimentos ambulatoriais em nefrologia e mais de 3.500 consultas para pacientes do SUS. Atendemos mais de 170 pacientes em hemodiálise e possuímos um dos maiores serviços de diálise peritoneal da região. 

Os indicadores de mortalidade e internação estão bastante abaixo da média nacional, comparáveis aos números encontrados em serviços europeus. Aliamos os cuidados de saúde, visando maior bem estar do paciente, com melhor uso dos recursos de saúde e evitando a progressão da DRC para terapias de alto custo monetário para proporcionar melhor qualidade de vida para toda Jacareí e região. 

Estamos focados não somente em atender os pacientes com DRC com a mais alta tecnologia da região, mas também temos o objetivo de funcionar como serviço preventivo, para que menos pessoas sofram com esta condição. 

No Hospital São Francisco de Assis, a nefrologia é gerenciada pelo Grupo Única, que presta serviços médicos de alta qualidade desde 1989. o grupo é especializado no gerenciamento e tratamento da doença renal em todas suas fases, desde o atendimento conservador, passando pela diálise até o transplante renal. 

O HSFA, junto com o Grupo Única, é pioneiro na diálise peritoneal, que pode ser feita no conforto de sua residência e está coberta pelo SUS e convênios.  

Nossos médicos nefrologistas são: 

Dr Bruno Roberto Brasil Machado 

Dra Carmelita F O Brasil Machado 

Dr Osvaldo Teodoro da Paz 

Telefone para agendamento (12) 3954-1104

Fonte: https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2021/ 

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos