Notícias - 12 de maio - Dia da Enfermagem

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, 12 de maio, entrevistamos a gerente Gabriele Ribeiro Valias, que discorreu um pouco sobre esta importante profissão. Confira:

1- O que a motivou e ainda motiva a ser enfermeira?

Escolhi a profissão, enfermeira, pois minha mãe é técnica de enfermagem e sempre tive muita admiração pelo seu trabalho. Estar próximo ao paciente e poder ajudá-lo a se recuperar, é muito gratificante. Acredito que o que a profissão tem de melhor, é sobretudo, cuidar das pessoas, e ajudá-las a manter e melhorar a sua saúde. Não é uma profissão fácil, pois lida com pessoas em um momento muito frágil de suas vidas, ou seja, na maior parte das vezes quando estão doentes. Mas é uma profissão linda, é uma arte, aliás, cuidar é uma arte, assim, é necessário ter o dom para exercê-la.

2- Quais qualidades ou habilidades uma pessoa deve ter se quiser seguir esta profissão?

É essencial que o profissional seja uma pessoa “humana”, pois a empatia faz parte do dia-a-dia do enfermeiro, lidamos com situações difíceis o tempo todo, então é necessário compreender o sentimento ou reação da outra pessoa. É importante também, ter um bom relacionamento pessoal e profissional. A todo momento lidamos com pacientes, familiares, e equipe multidisciplinar (médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e serviços de apoio). É importante ser líder e ter o espírito do trabalho em equipe, pois assim que nos formamos, já lideramos um grupo de auxiliares e técnicos de enfermagem, aliás, profissionais cuja função é muito preciosa. É imprescindível também, que se tenha conhecimento técnico científico para poder dar segurança e qualidade ao cuidado de todos nossos clientes.

3- A profissão de enfermagem mudou muito de algumas décadas para cá? O que mudou?

Sim, a profissão vem melhorando constantemente, e o avanço da Medicina vem favorecendo todo este processo, até mesmo tornando os hospitais mais modernos, o que melhora também o ambiente de trabalho. Antigamente as condições da saúde eram muito piores que as de hoje, tínhamos muitas doenças infecto-contagiosas e a falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. Hoje, a modernidade vem facilitando os cuidados com equipamentos e materiais mais modernos e confortáveis para os pacientes. A implantação da Sistematização Assistência de Enfermagem (SAE), também foi um grande marco para toda essa melhoria, foi operacionalizada através da aplicação do processo de enfermagem, o qual constitui-se como ferramenta para valorização da enfermagem como ciência, visto que suas ações implementadas fundamentam-se em princípios científicos. Garantindo autonomia e independência na prestação da assistência de enfermagem.

4- Mande sua mensagem à equipe de enfermagem do HSFA!

Equipe de enfermagem, neste teu dia, eu quero agradecer a todos pelo trabalho realizado diariamente nesta instituição, pela missão de cuidar, dar conforto e carinho aos nossos pacientes, por amparar os pacientes e familiares em momentos difíceis, pela qualidade e segurança do trabalho desenvolvido por todos. Vocês são profissionais essenciais para as nossas vidas.
Agradeço a toda equipe de enfermagem que vem contribuindo de forma significativa para a excelência dos nossos serviços. Feliz Dia da Enfermagem!

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos