Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
Notícias - Gestão

Hospital São Francisco se destaca em programa de gestão estadual

Com o objetivo de capacitar os hospitais filantrópicos em sua gestão, o Hospital Samaritano, juntamente com a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo criou o Programa de Auxílio à Gestão, destinado à implantação de gestão por processos com base na criação de comitês de revitalização, capacitação profissional e sistematização de indicadores assistenciais, organizacionais e financeiros a fim de tornar essas instituições aptas a participarem de processos de acreditação, além de fortalecer o processo de regionalização.

Segundo dados do Samaritano, o projeto foi iniciado em 2009, e em 2011 foi ampliado para mais duas regionais do estado – Taubaté e Presidente Prudente – , atingindo cerca de 25 instituições.

Como funciona – um comitê de especialistas é formado junto com os hospitais participantes e um facilitador atua presencialmente nos comitês internos dos hospitais. Inicialmente foi realizado um diagnóstico do hospital com base nos critérios do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade); em seguida foi aplicada uma pesquisa de clima organizacional e, com estas informações, foram traçados pontos a serem trabalhados em diversas áreas. As reuniões são mensais e servem para ajustar as atividades, encaminhar soluções e estabelecer indicadores.

Num encontro estadual, em que reuniu os hospitais participantes, Secretaria de Saúde estadual e Ministério da Saúde, o Hospital São Francisco teve a grata satisfação de ser a instituição que mais pontuou no programa, ou seja, conseguiu alcançar os requisitos exigidos pelo projeto. “Este resultado mostra que estamos no caminho certo, preparados para prosseguir na conquista da Acreditação em 2012”, declara Andréa Costa, gerente administrativa.


Instituições participantes da DRS XVII:
Aparecida do Norte – Santa Casa de Aparecida
Caçapava - Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Ajuda
Campos do Jordão - Hospital Leonor Mendes de Barros Campos do Jordão e Santa Casa Campos do Jordão
Cruzeiro - Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro
Guaratinguetá - Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá e Hospital Frei Galvão
Jacareí - Santa Casa de Misericórdia de Jacareí e Hospital São Francisco de Assis
Lorena - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia Lorena
Pindamonhangaba - Santa Casa de Pindamonhangaba
São José dos Campos - Santa Casa de Misericórdia de São Jose dos Campos, Hospital Pio XII e Hospital Materno Infantil Antoninho da Rocha Marmo
Ubatuba - Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos