DIA MUNDIAL DO RIM: TRATAMENTO TAMBÉM É FEITO EM CRIANÇAS

O Dia do Rim, comemorado na 2ª quinta-feira de março, tem ações no mundo todo destinadas à conscientização da prevenção e tratamento das doenças renais crônicas. Aproveitando a data, o Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, quer valorizar as histórias de atendimentos do setor de Nefrologia, dando ênfase à Nefropediatria.

Hoje, o HSFA é o único hospital da região a ter uma sala de hemodiálise infantil, além de ter uma estrutura que atende cerca de 200 pacientes adultos entre diálise peritoneal (tratamento que pode ser realizado em casa, enquanto o paciente dorme) e hemodiálise.

Segundo Dr. Bruno Brasil, responsável pelo Centro de Nefrologia do HSFA, essa data é importante para chamar a atenção para um problema que, na maioria das vezes é invisível.

"Uma pequena parte são pessoas com doenças específicas no rim. Mas metade da população com mais de 70 anos, com fatores de risco como diabetes, pressão alta, obesidade, está sujeita a desenvolver problemas renais" - finalizou Dr. Bruno.

HISTÓRIAS DA NEFROPEDIATRIA

RAVI (1 ano) - Thayná Oliveira, mãe do Ravi, descobriu o problema renal ainda na gestação e iniciou o tratamento no HSFA com nove meses de nascido.

"A rotina dele é ótima! Ele dorme aqui, não fica enjoadinho e mesmo a gente morando em Caçapava, ele consegue ter uma vida normal" - disse a mãe, emocionada.

LARA (4 anos) - Rayssa de Souza, mãe da Lara, disse que a filha não se adaptou com a diálise peritoneal e agora, com a hemodiálise tudo melhorou. Elas moram em Paraibuna e Lara sai da sessão já prontinha para ir para a escola.

"Estava acostumada a eu mesma fazer a diálise na Lara e agora eu fico mais tranquila em ter uma equipe fazendo o procedimento nela, dando todo esse suporte. Às vezes ela tem dias de indisposição, mas vejo que ela se adaptou e consegue ter uma vida normal" - concluiu Rayssa.

ARTHUR (7 anos) - Joline Silveira, mãe no Arthur, disse que o filho nasceu no HSFA e descobriu o problema renal também durante a gestação e teve um tratamento aqui no Hospital até receber um transplante.

"Dia 11 de março agora o Arthur fez 5 meses de transplante de rim e vive uma vida normal. O tratamento hoje é só com medicação e é uma outra vida. Sempre que precisamos do HSFA nos dão atenção e mantemos contato até hoje" - finalizou Joline.

Facebook Facebook

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp