Notícias - DIA MUNDIAL DO RIM

09 de março é o Dia Mundial do Rim e o tema proposto pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia para 2017 é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. Considerado importante fator de risco para doença renal crônica, a obesidade preocupa os médicos não só por se associar a doenças como a diabetes e a hipertensão, como por sobrecarregar o funcionamento dos rins, aumentando o risco de falência dos órgãos a longo prazo.

Para comemorar a data e alertar para a prevenção e tratamento, o Centro de Nefrologia do Hospital São Francisco promoverá um café especial na unidade onde realizará companha de conscientização com médicos, pacientes e funcionários, alertando-os sobre os perigos da obesidade e da doença renal crônica. Hoje, estima-se que um em cada dez adultos no Brasil tenha algum grau de disfunção renal, a maioria desconhecendo o risco de, no futuro, necessitar de diálise. “Preservar a função renal, além de ser benéfico aos pacientes, é essencial para a saúde pública. Estudo recente mostrou que o gasto com diálise se equipara ao gasto com cânceres de pulmão, intestino grosso, mama e pele somados”, alerta Dr. Bruno Machado, nefrologista responsável pelo serviço.

Segundo os indicadores de assistência e qualidade, o Centro de Nefrologia do Hospital São Francisco se equipara com centros de países do Primeiro Mundo, como a Espanha; em algumas situações com números melhores que os americanos. A taxa de mortalidade é de 13%, bastante abaixo do índice brasileiro que é de 19%; assim como pacientes ativos em lista para transplante renal: o índice do São Francisco é de 37% enquanto que no Brasil a média é de 29%. “Esse resultado nos alegra muito, pois é sinal de que estamos oferecendo o melhor para nossos pacientes”, afirma Machado.

Números do Centro de Nefrologia do HSFA/ano 2016:

82% pacientes do SUS
18.616 sessões de hemodiálise
2.387 consultas com nefrologista
3 pacientes transplantaram com sucesso

 

       
 
COMENTAR
 
Para seu comentário ser considerado, é necessário preencher todos os campos com o "*" obrigatóriamente.
Nome:* 
E-mail:  
Comentário:* 
 
NOTÍCIAS e Artigos