Hospital São Francisco de Assis - Tudo por uma Vida
UNES Materno - Infantil
O Hospital São Francisco organiza sua gestão em Unidades Estratégicas de Serviços (UNES).

Visualize agora mesmo o Manual de Orientação ao Cliente, clicando aqui.

Para visualizar detalhes, clique sobre o serviço do qual deseja saber.
 

O objetivo é orientar as gestantes e familiares, por meio de consultas hospitalares, sobre a importância da amamentação.

O acompanhamento é dirigido às mulheres que realizam o pré-natal no HSFA e é feito desde o início da gestação até os primeiros seis meses de vida do bebê. É objetivo do Ambulatório de Amamentação envolver toda família e amigos da paciente, na busca pelo ato de amamentar com amor.  Desde 2002, o HSFA tem o título de Hospital Amigo da Criança, conferido pelo UNICEF, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde pelo incentivo ao aleitamento materno.

 


 

O Ambulatório de Disfagia do HSFA tem por objetivo identificar, investigar e tratar os pacientes com alterações na deglutição. Esses pacientes podem ser encaminhados pelas diversas especialidades médicas.

Com uma equipe formada por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas e nutricionistas, cada caso é avaliado e, quando necessário, os pacientes são submetidos aos exames mais sofisticados e ao melhor tratamento disponível.

 

O CEAMI (Centro de Atendimento Materno-Infantil) integra os serviços de orientação familiar, consultas de pré-natal  e puerpério, auxilio de aleitamento materno, teste da orelhinha, curso de preparo para o parto e Follow-up da criança de risco. O CEAMI é referência na região no que diz respeito à gestante de alto risco.

Além da estrutura física oferecida, o CEAMI possui forte enfoque educativo, com as seguintes atividades:

- Nas 2ª, 4ª e 5ª feiras, às 12h, são feitas reuniões com as gestantes e em cada mês é abordado um tema diferente;

- Em seguida a estas reuniões, às 12h30, é realizada a visita ao Centro de Parto e Maternidade com o objetivo de apresentar o local e a equipe onde a gestante dará à luz. Também são orientadas quanto a relaxamento durante o trabalho de parto, alimentação, entre outros esclarecimentos;

- Nas 5ª feiras, há uma troca de experiências sobre o parto entre as puerperas, acompanhadas pela enfermeira Rosemary;

- Há um grupo no WhatsApp para as gestantes que queiram tirar dúvidas e trocar experiências: 12 99127-2983. Pedido de inclusão com a enfermeira Rosemary.


Horário de atendimento do CEAMI:

Segunda a Sexta - 7:00 às 17:00hs.

Telefone: 12 3954 2415

 

Ambiente acolhedor com suites individualizadas, acompanhante durante todo o trabalho de parto e parto.
Centro de Parto Humanizado é uma unidade de saúde que presta atendimento exclusivo ao parto normal. O objetivo do Centro de Parto é promover a ampliação do acesso, do vínculo e do atendimento humanizado à atenção ao parto e puerpério (pós-parto), dando ênfase ao preparo da mulher e do seu acompanhante, a fim de favorecer que o trabalho de parto e o parto sejam vivenciados com mais tranquilidade e participação, resgatando o nascimento como um momento da família. 

Humanizasus: o Centro de Parto foi selecionado entre as 48 melhores instituições do Brasil que prestam atendimento humanizado à paciente.

Melhor Maternidade: 6º lugar como melhor Maternidade e 12º lugar como melhor Hospital do estado de São Paulo, entre 630 estabelecimentos de saúde, em 2010.

 

 

A cirurgia ginecológica, nestes últimos anos, tem evoluído rapidamente em função das novas tecnologias e  publicações científicas, proporcionando assim melhores práticas cirúrgicas e métodos mais avançados - com respostas terapêuticas mais eficientes e duradouras. Essas cirurgias hojes são menos invasivas ou minimamente invasivas. São procedimentos que diminuem os cortes das grandes cirurgias reduzindo a dor pós operatória e o tempo de recuperação.

Entre em contato com nosso Consultório de Especialidades e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

 

Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário: construir um novo olhar que compreenda a pessoa em sua totalidade. Este é um princípio do HSFA. Por isso o HSFA oferece diversos serviços como: Serviço à gestante de alto risco; Atendimento 24h para gestantes; Alojamento conjunto 24h; Incentivo ao parto normal; Orientação para amamentação; Curso de preparo para o parto; Centro de Parto Humanizado; Avaliação auditiva (Teste da Orelhinha), etc.

 

 

O Programa de Follow Up da Criança de Risco do Hospital São Francisco é um serviço preventivo interdisciplinar oferecido aos recém-nascidos que passaram por UTI Neonatal, e considerados crianças de risco segundo critérios estabelecidos pelo protocolo do serviço.

Um dos principais objetivos deste trabalho é o diagnóstico e tratamento precoce de possíveis distúrbios no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional destas crianças. Desta forma, a iniciativa contribui para a integração social, a orientação e a informação para o enfrentamento das possíveis limitações, enfim, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Iniciado em 1992, vinculado à UTI Neonatal do Hospital São Francisco de Assis, o Programa de Follow Up da Criança de Risco tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento desses recém-nascidos, oferecendo suporte técnico e emocional às famílias, fundamental para o bom desenvolvimento desse trabalho.

Baseado no manual de Follow Up da SOPERJ- Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, oferece atendimento com pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga até a idade escolar. O trabalho, iniciado por profissionais voluntários de diferentes áreas, tornou-se um serviço estruturado, com equipe própria e rotinas sistematizadas para garantir atendimento de qualidade à demanda da região, onde não há ainda outro programa semelhante.

 

Maternidade: alojamento conjunto 24h, orientação sobre aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, como o teste da orelhinha. Referência em gestação de alto risco para 7 cidades da região.

Pronto-Atendimento Obstétrico 24h.

 

O PA ginecológico e obstétrico funciona 24h no HSFA para atendimento emergencial ginecológico e obstétrico.

 

O Hospital São Francisco de Assis é referência no atendimento a gestante. Conta com um respeitável corpo clínico, profissionais totalmente capacitados para o tratamento obstétrico.

 

"FAMÍLIA como núcleo da sociedade, fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento da pessoa". Este é um dos sete principios do HSFA. O Hospital São Francisco de Assis oferece através de consultas, cursos e palestras orientações às familias que desejam informações sobre o tema Planejamento Familiar.

O CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil) oferece diversas orientações a respeito deste tema.

 

Um dos serviços oferecidos pelo CEAMI, o pré-natal de alto e baixo risco é feito todos os dias da semana, mediante agendamento prévio. A gestante é acompanhada durante todo seu pré-natal com orientações em grupo ou individuais, além da consulta médica.


 

O objetivo principal da Triagem Auditiva é identificar precocemente a deficiência auditiva para que as dificuldades possam ser minimizadas ou até eliminadas. Para isso, a equipe do HSFA conta com serviços de Fonoaudiologia, Pediatria e Psicologia, que de acordo com a necessidade farão o encaminhamento a outros profissionais.

O CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil), entre vários outros serviços, integra o serviço de teste da orelhinha. Como também o acompanhamento médico profissional para as crianças rececém nascidas que possuam problemas de audição.

 

A UTI Neonatal é uma unidade especializada no tratamento intensivo de recém-nascidos que apresentem prematuridade, mal-formações e patologias que necessitem de cuidados especiais. A UTI Neonatal do São Francisco é referência regional para 7 municípios.

A UTI Neonatal segue os princípios de humanização do HSFA: o acompanhante pode permanecer por 24horas junto ao paciente; e ainda há um dia especial de visita dos avós e irmãos, acompanhados pela psicóloga.

 
NOTÍCIAS e Artigos